Não Perca

No clássico, Real é derrotado pelo Barcelona e perde a liderança do espanhol

Messi marcando seu primeiro gol no jogo. Foto: Reprodução // Twitter La Liga

Quando se cria uma grande expectativa para uma partida, geralmente acaba se decepcionando. Felizmente, não foi o que aconteceu na tarde deste domingo (23). O El clásico, válido pela 33ª rodada do campeonato espanhol, não só cumpriu como superou as expectativas. A vitória do Barcelona por 3 a 2 no Santiago Bernabéu certamente entrou para história como um dos maiores clássicos já disputados.

Com Bale recuperado de lesão, Isco, autor de dois gols na vitória contra o Sporting Gijón (3x2), retornou para o banco de reservas. O desfalque do Real Madrid se resumiu ao lado direito da zaga. Com Varane e Pepe ainda no departamento médico, Nacho foi para o seu primeiro clássico.

No time do Barcelona, Neymar cumpriu seu segundo jogo de suspensão por aplaudir ironicamente o árbitro, quando foi expulso na derrota para o Málaga (2x0) - brasileiro ainda desfalcará o time contra o Osasuna, no Camp Nou. Paco Alcácer, centro-avante de origem, novamente foi escolhido  para fazer a função pelo lado esquerdo.

Equipes escaladas para o clássico. Foto: Reprodução // Twitter La Liga


Primeiro tempo:

O jogo começou com Real Madrid exercendo forte pressão na saída de bola do Barcelona, forçando o erro e usando dos cruzamentos pra área. Aos poucos, o time visitante tomou conta da posse de bola na tentativa de tirar a velocidade do jogo. Real respondia com a transição rápida, buscando a velocidade de Bale e Cristiano Ronaldo. 

Aos 28 minutos o time da casa mostrou porque tem a melhor bola parada da Europa: após Ter Stegen sair mal do gol em cobrança de escanteio, Marcelo levantou para Sergio Ramos desviar na trave. No rebote, o brasileiro Casemiro fez o primeiro gol do jogo. Com a vantagem no placar, o cenário se desenhava perfeito para o Real Madrid: poderia usar do contra-ataque. 

Mas aos 32,' Messi, em um posicionamento diferente do habitual, jogando centralizado e não aberto pelo lado direito, recebeu nas costas dos volantes, driblou Carvajal e acabou com seu jejum em clássicos - não tinha marcado nas últimas seis partidas contra o Madrid. 

Já no final da primeira etapa, Bale sentiu o tornozelo direito e acabou deixando o campo. Buscando manter a velocidade do time, Zidane optou por Asensio na vaga do gales.

Segundo tempo:

Os últimos 45 minutos lembraram os primeiros: Real pressionava o Barcelona, usava dos cruzamentos e via Ter Stegen fazer grandes defesas. Barça respondia no seu estilo tradicional, com Messi buscando receber o passe  nas costas do amarelado Casemiro. Na metade do segundo tempo, Rakitic acertou um chute de rara felicidade no ângulo de Keylor Navas, que dessa vez nada pode fazer. 

Se o cenário já estava ruim para o Real Madrid, que perdia a liderança, piorou quando Sergio Ramos foi expulso aos 32 minutos. Sem nenhum zagueiro no banco, Kovacic, que havia entrado no lugar de Casemiro, passou a formar dupla com Nacho. Para recompor o meio, James substituiu Benzema. 

Mesmo com um jogador a menos e desvantagem no placar, Real não se entregou. Forçava as jogadas pelos lados, sempre buscando o cruzamento. Assim saiu o gol do empate aos 85', quando James completou cruzamento de Marcelo. 

No fim, o time de Zidane pagou pela ousadia de buscar a vitória mesmo quando o empate já era um resultado favorável. No último minuto de jogo, Real deu o contra-ataque ao Barcelona e viu Jordi Alba cruzar para Messi marcar seu gol de número 500 na carreira.

A derrota do Real Madrid coloca o Barcelona novamente na briga pelo título espanhol. Time catalão assumiu a liderança com 75 pontos, mesma pontuação do Real, que tem um jogo a menos (enfrenta o Celta no Balaídos). Nos critérios de desempate, Barcelona leva a melhor no confronto direto (1x1 e 3x2). 

Classificação do campeonato após 33 rodadas. Foto: Reprodução // Twitter La Liga

Os dois times voltam a campo na terça-feira (26). Enquanto o Real recebe o Deportivo, Barcelona terá a visita do Osasuna no Camp Nou. Ambos os jogos são válidos pela 34ª rodada do campeonato espanhol.

Um comentário: