Não Perca

Morata - De promessa à Solução

O Real Madrid anunciou nesta terça-feira(21) que irá ativar a cláusula de recompra do atacante Álvaro Morata junto à Juventus, os valores não foram revelados mas chegam perto dos 22 milhões de Euros na venda em 2014 e 30 milhões de Euros agora, no “resgate”. Como afirmado pelo clube o técnico Zinedine Zidane espera contar com o jogador para a temporada, diferentemente do que a imprensa vinha noticiando nos últimos dias de que ele seria envolvido em uma negociação com outro jogador de mais “peso”.

Comemorando mais um gol importante - Derby Della Madonnina
Mais o que a torcida Merengue pode esperar do jovem espanhol que saiu há 2 anos com um status de insuficiente para um time tão grande? Bom, que Morata é um jogador mais “pronto” isso é indiscutível, e os números ajudam a mostrar isso: em duas temporadas na Itália ele jogou quase o dobro de partidas que nas 4 que passou na Espanha, 63 x 67, e fez 5 gols a mais, 15 x 10. Não foram partidas simples nem gols comuns, ele foi titular em muitos dos jogos da UEFA Champions League, inclusive marcando o gol que eliminou o Madrid na temporada passada, levando a Juve para a final. Virou jogador de confiança do técnico, ganhou títulos na Itália, demonstrou capacidade de adaptação dentro de campo atuando não só como centroavante fixo como também como ponta e ainda em algumas ocasiões jogou como um segundo atacante, mais armador de jogadas. Suas habilidades técnicas também foram desenvolvidas: finalização, posicionamento, passe, drible... Morata já é uma realidade no futebol europeu, não à toa era um dos poucos nomes certos para a ofensiva da Seleção Espanhola na Eurocopa, já fez gol na competição, e vem deixando pra trás a imagem de jovem promessa.

Ainda menino pelo Real Madrid
Porém a grande dúvida é: onde Morata encaixaria num time que tem Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo no ataque? Todos sabemos que Morata vem pra ser reserva, assim como era na Vecchia Signora, com Dybala e Mandzukic como titulares, mas também sabemos que as lesões atrapalharam bastante o time Madridista durante a última temporada. Por sorte Bale se recuperou em um período crucial para a reação na Liga e arrancada para o título da UCL, e enquanto esteve fora, assim como aconteceu com Benzema, Lucas Vázquez e Jesé Rodríguez substituíram bem, e quando Zidane optava por Isco ou James o time também fluía. Obviamente que a qualidade cai quando o trio não está em campo, mas Morata vem para ser um “reserva de luxo” e tentar manter o nível alto quando precisar substituir um dos 3, tê-lo no banco é ter a possibilidade de poder até poupar o trio BBC, poder variar no esquema tático, ou seja, Morata cria opções que o Real Madrid não tinha. É um jogador que conhece o clube, tem identificação com a torcida e certamente será muito bem aproveitado pelo careca francês.
 
Em ação pela Espanha

Hala Madrid!

Nenhum comentário