Não Perca

David Beckham

David Robert Joseph Beckham, ou simplesmente Beckham, nascido em Londres, no Reino Unido, em 2 de Maio de 1975, completa hoje 41 anos uma das figuras mais marcantes e de maior influência no futebol mundial. Caracterizado pela precisão de seus passes e cobranças de falta dentro de campo, também fora dele é destaque por sua beleza e participação em diversos projetos sociais, inclusive sendo Embaixador da Boa Vontade da UNICEF. Casado com a Pop-Star Victoria Beckham, ex-Spice Girls, a vida de celebridade do craque inglês se evidencia ainda mais. Mas não é pra isso que estamos aqui, não é mesmo? Pra babados e paparazzi existem outros sites por aí.


Já que o assunto aqui é futebol, vamos ao que interessa, a carreira extremamente vitoriosa desse ex-madridista que empolgou gerações com o seu toque de bola refinado, sua técnica apuradíssima e uma entrega dentro de campo que pouco se vê nos tempos de hoje. Não era muito veloz, mas compensava(e muito bem, diga-se de passagem) com a qualidade de seus passes e lançamentos, que conseguia desmontar qualquer sistema defensivo. Suas faltas eram precisas e amedrontavam qualquer goleiro, a forma com que ele batia na bola virou objeto de estudo de vários cientistas esportivos, tamanha peculiaridade e perfeição.


Revelado pelo Manchester United, iniciou sua carreira profissional nos Red Devils em 1993, onde ganhou diversos títulos durante os 10 anos que permaneceu no clube, entre tantas taças levantadas estão a UEFA Champions League de 1998/99, a Premier League por 6 vezes e o Mundial de Clubes de 1999. Em 2003 foi contratado pelo Real Madrid se tornando mais um “galáctico”, junto com Ronaldo, Figo, Zidane, etc. onde ganhou um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha. Já em 2007, aproveitou o ambiente ruim com a diretoria do clube espanhol e com uma proposta financeiramente vem interessante foi para o Los Angeles Galaxy ser um dos principais nomes no projeto da Major League Soccer de expansão da liga, ganhou duas Copas, dois títulos da Conferência Leste e duas vezes a MLS, no tempo em que jogou nos Estados Unidos, como a temporada regular acontece em período diferente da Seria A, ele foi emprestado para o Milan duas vezes, nas temporadas 2008/09 e 2009/10. Como último time de sua carreira, Beckham jogou pelo Paris Saint-Germain, conquistando uma Ligue 1. Apesar do grande destaque e dos inúmeros títulos, tanto em clubes como premiações individuais, jogando pela Seleção Inglesa ele só conquistou 2 troféus, nenhum de expressão: 1 Torneio da França em 1997 e um Torneio de Verão em 2004.
Beckham foi o primeiro jogador inglês a ser campeão nacional por 4 países diferentes e a jogar 100 partidas de UCL, é também o segundo jogador com mais aparições pelo English Team, sendo superado apenas pelo mito Peter Shilton, goleiro inglês entre os anos de 70 e 90.
Porém nem títulos, nem prêmios são capazes de explicar a importância de Beckham para o futebol e para o seus fãs, na década de 90 foi um dos primeiros a ser usado como garoto propaganda para a divulgação da marca do clube, já que era personalidade reconhecida no mundo todo. Seu carisma, sua beleza e seu estilo proporcionaram inúmeros contratos de publicidade, o que o transformou em algo muito maior que um jogador de futebol, dentro das quatro linhas era decisivo, batalhador, se entregava, jogava com amor, um verdadeiro ídolo, fora dos gramados era e ainda é um exemplo, não se envolve em polêmicas, com seu jeito boa praça, suas roupas e seus inúmeros penteados, influencia a moda no mundo todo.


David Beckham venceu, revolucionou e seu legado continua até hoje e certamente permanecerá para a história. Hoje é mais um daqueles dias em que nos pegamos relembrando os grandes lances, os golaços, os títulos e desejando que o tempo voltasse para vermos mais uma vez o grande camisa 7 em campo. Fica aqui o feliz aniversário e o agradecimento por tudo o que fez e ainda faz pelo futebol!

Happy Birthday, Beckham!

Nenhum comentário