Não Perca

Contratações: Jovens ou Galáticos ?


   
Créditos/Foto: radioesportesnet.com.br
Ao decorrer de sua história, o Real Madrid coleciona títulos e mais títulos em sua galeria. Desde a década de 50 e 60, no início da até então Copa dos Campeões, o clube espanhol, comandado pelo presidente Santiago Bernabéu, dava o ponta pé inicial aos esquadrões galácticos. Para que o mandatário, junto com clube, pudesse chegar ao ápice do futebol, ele fez uma investida; contratou os melhores jogadores da geração; com Di Stefáno, Ferenc Puskás, Francisco Gento, Rial, Santamaria,  Zárraga e companhia. O então presidente,  queria fazer do clube o mais competitivo possível, passando por cima de todas as barreiras para conquistar títulos.  Os resultados começaram a aparecer no ano de 1954, onde depois de mais de 20 anos, o clube conquistaria o campeonato espanhol, posteriormente, faturaria o bi campeonato. Com estas estrelas, o time merengue também conseguiu conquistar simplesmente 5 Copa dos Campeões(atual Champions League) de forma consecutiva, mostrando toda sua força no continente. Dominando a europa, o clube adota a tese que as estrelas fazem a diferença, sendo assim, a cada temporada que passava, um novo ‘craque’ iria fazer parte do plantel valioso. Mas seria essa a política de contratação  adotada pelo clube merengue até hoje? Vamos analisar:

Créditos/Foto: ceroacero.es
 Em 2003, o presidente do Real Madrid anuncia o ‘pacote galático’, onde  conseguiu   em uma única janela de transferência, os craques Beckham, Figo, Zidane e Ronaldo, dando a largada a nova Era ‘galáticos’. No entanto, mesmo  formando  uma equipe com jogadores renomados mundialmente, o clube deixou a desejar em campo e não conseguiu nenhum título de expressão, mas, mesmo após o fiasco, o presidente manteve a postura de Santiago Bernabéu - em contratar as estrelas do futebol mundial. Onde isso vai parar?

Créditos/Foto: blog.daum.net
 2009 P1: Um novo galáctico aterrissa na capital espanhola, desta vez, o meio-campista e melhor do mundo em 2007, Kaká. O brasileiro chega ao clube para ser o cérebro do time,  entretanto, apesar de ter um início  regular  na equipe, com o passar dos anos, enfrentou problemas e decepcionou a todos os madridistas, chegando a nem ser relacionado para alguns  jogos do Real Madrid, quando era treinado por José Mourinho.  Em 2013 , encerrou seu ciclo no time e deixou o clube rumo ao Milan(ITA). Mesmo assim, o presidente Florentino Peréz insistiu com  este projeto.

Créditos/Foto: @RealBrasil_BR
 2009 P2: Pérez anuncia o que mudaria para sempre a história do clube, Cristiano Ronaldo passaria a ser jogador do Real Madrid em 2009, o gajo  já  em sua  apresentação, reúne cerca de 80 mil pessoas no Santiago Bernabéu,  maior público em uma apresentação de futebol, outra marca foi a transferência mais cara do mundo, o clube da capital espanhola pagou ao United cerca de 93 milhões de euros. Pelo clube, o craque  já conquistou todos os títulos possíveis.  Seria essa a contratação galáctica que enfim deu certo?  A história conta por si só...

Créditos/Foto: spor.mynet.com
 2013: Depois de uma novela, o Real Madrid anunciou seu principal reforço para temporada 2013/14, Gareth Bale, que atuava no Tottenham da Inglaterra, se transferia para o clube merengue por cerca de 100 milhões de euros, se tornando o jogador mais caro da história do futebol, superando então, o seu companheiro de clube CR7. Pelo clube, o galês tem participações decisivas em finais, na Champions League de 2013/14, marcando o gol da virada merengue sobre o Atlético de Madrid na prorrogação, e na   Final da Copa do Rei    contra o Barcelona, naquela arranca sensacional pra cima do Bartra, na mesma temporada. Isso seria uma prova que o lema de contratar estrelas vinha novamente dando certo? Tire suas conclusões:

Créditos/Foto: RealMadrid.com
 2014: Craque da Copa do Mundo no Brasil, o colombiano James Rodriguez troca o Monaco pelo Real Madrid. O jovem e talentoso custou aos cofres merengue 75 milhões de euros, e vinha para ser o reforço  de  peso da temporada, nessa jornada, o meia coleciona ótimas atuações e belos gols pelo clube, mas com a mudança no comando técnico, o colombiano viu sua titularidade ir embora, e  após não  se  conformar com a reserva, teria ficado insatisfeito, demonstrando  isso  claramente quando não jogava.  O camisa 10 está praticamente com os dias contados na Espanha. E se perguntado sobre James, alguns torcedores merengues dirão que o meia foi um fiasco, outros não. Será que mais um ‘fracasso’ não seria o bastante para o presidente  repensar sobre seu jeito de contratar?. Será que haverá uma mudança?

Créditos/Foto: RealMadrid.com
 2015: Reformulação merengue: Depois de muitos fracassos em contratações de estrelas do futebol mundial, o Real Madrid teria, enfim, mudado sua postura em relação a formação do plantel. Sem contar com estrelas, em 2015 o clube espanhol se reforça com jogadores, que até então, não eram badalados, exemplos de Kiko Casilla, Danilo, Casemiro, Kovacic e Lucas Vázquez. Essa nova postura da diretoria merengue, seria um recomeço na gestão do clube, que antes, era visado em trazer reforços de ‘peso’ para incorporar ao elenco. Essa mudança não afetou a equipe, pelo contrário, o time conquistou a Liga dos Campeões com Casemiro sendo o ponto de equilíbrio e os de mais com grande importância na conquista do título.  Será que o treinador e direção estão contentes com os ‘novos’ reforços do clube? Bom, isso não sabemos de forma concreta, mas, se analisar os contratados sem estrelas, vale constar que TODOS fazem parte da equipe ainda em 2017, tendo um papel de grande importância ao time. Talvez essa seria a resposta, considerando que eles são os futuros do clube, e apesar de alguns serem reservas, tem a confiança total de todos no clube.

Créditos/Foto: @elbernabeu
 2016/17: Nova "Era" merengue:  Depois de colher bons resultados com jogadores menos midiáticos, o Real Madrid adota uma nova postura, começa analisar e dar oportunidades a  jovens  jogadores pelo mundo. Ainda em 2015, o Real Madrid contrata o jovem zagueiro  Vallejo(20 anos), em seguida fecha com Asensio(21 anos), no período sem espaço para os jogadores, o clube empresta para equipes menores para os jogadores ganharem experiência, o mesmo acontece com Mayoral(20 anos hoje),  Llorente (22 anos), estes 2 últimos  formado da base  merengue. Além destes jogadores, o Real Madrid ainda contratou nos últimos dias, o lateral francês Theo Hernández, de apenas 19 anos, e também encaminha a contratação de outra jovem promessa, trata-se Dani Ceballos(20 anos), meia do Bétis.

Créditos/Foto:footTheBall
  Com os novos contratados, o clube projeta uma geração pra aproximadamente 10 anos, isso já os preparando para suprir a vaga de alguns ídolos que  vão  chegando no fim de carreira.

 E para vocês, essa nova ‘Era/postura' do clube lhe agrada ? 

HalaMadrid!


Nenhum comentário