Não Perca

10 anos depois, é o fim da linha para Pepe no Real Madrid




 O zagueiro Pepe deixará o Real Madrid após 10 anos. Sai de uma forma um tanto quanto polêmica, dando declarações acaloradas ao programa “El Pardidazo” da rádio COPE quando explicou o fim de seu contrato:

“É óbvio que não vou continuar no Real. Terminou uma etapa e agora começará outra. Há formas de falar e negociar mas as maneiras do Real Madrid não foram as mais corretas. O Real ofereceu-me apenas mais um ano de contrato, não dois. O clube não me defendeu na questão do fisco e sabem que tenho tudo em dia. Isso doeu-me muito. Fiquei magoado com o Real".

“Não tenho nada assinado com ninguém. Já o podia ter feito antes mas havia competições importantes para conquistar e quis esperar para não desestabilizar a equipa. Tenho a ambição de jogar noutro clube e darei o máximo. Inter ou Paris SG? Não tenho só essas propostas. Há mais... Por exemplo de Inglaterra".

"Zidane fez um trabalho fantástico. Não quero culpar ninguém mas há coisas que não entendo, como ter deixado de fazer parte da equipe. Não me despedi do Zidane nem do Real porque eles sabiam que me ia embora antes de mim".



Não podemos nos admirar das palavras fortes do zagueiro de 34 anos, que sempre demonstrou ser em campo tão bombástico e enérgico quanto fora. A relação de amor e ódio que provocou na torcida demonstrou que em anos de carreira pelo Clube Merengue a doação de Pepe em campo muitas vezes vista como exagerada e impensada, colocando muitas vezes seu time em riscos desnecessários. Mas... este era o reconhecidamente “Bad Boy” da zaga.

Pepe quase sabotou sua carreira em 2009 quando repetidamente chutou e bateu no meia Javier Casquero do Getafe, enquanto este já estava no chão. Por este episódio, foi banido por 10 jogos. Conseguiu, de certa forma, amadurecer e controlar suas emoções, mas sempre se viu envolvido em incidentes e este com Casquero sempre foi trazido à tona como má lembrança. Sobre tal episódio, o Luso-Brasileiro disse:

“Quando cheguei, defendi o Real Madrid com unhas e dentes. Era uma posição difícil para jogar. Nós zagueiros centrais temos que cobrir muito campo, e tínhamos que ser muito físicos com os atacantes adversários. O que aconteceu contra o Getafe marcou minha carreira e me definiu na Espanha. As pessoas ficaram com aquela imagem e o que eu fiz foi muito feio”.


 Pepe começou sua última temporada esperando por uma renovação de 2 anos com o Madrid. Porém, no primeiro encontro entre seu agente, Jorge Mendes, e José Ángel Sánchez, ficou claro que o clube só pensou em oferecer contrato de 1 ano e isso foi pouco para Pepe. No segundo encontro, o Real Madrid deu a entender que o contrato seria de 1 ano com a possibilidade de renovar por mais 12 meses. Enquanto para os líderes Blancos isso era uma questão de estratégia com determinados jogadores, Pepe tomou isso como um ato de depreciação por tudo o que havia feito pelo time durante sua passagem.

Esse impasse acabou prejudicando os últimos meses de Pepe, que esperava já ter engatilhada alguma chance de transferência na janela de inverno (europeu/asiático). Até 31 de janeiro, quando o mercado de inverno se fechou, nada disso aconteceu. Enquanto isso, mal treinou com a equipe devido a lesões e notório mau humor. Como iria permanecer no Clube até no mínimo junho de 2017, voltou a treinar com o time. E quando parecia que Zidane não contaria com isso, o francês reescreve outra página em sua história de treinador tomando decisões como manter Pepe, que até então era titular e peça chave no sistema defensivo, na reserva. Muito se falou que Pepe não teria dado tudo ao longo do último ano e que isso o prejudicou, já que Zizou cobra 100% de todos o tempo todo.

Sabidamente, o Real Madrid não comporta falta de excelência. Relacionamentos chegam ao fim, e Freud explica: a insatisfação de um acaba gerando reflexos diretos e indiretos em todos com quem você convive e por mais que se seja diplomático sob um mesmo teto, uma hora “a casa cai” porque ninguém consegue aceitar uma situação de desconforto sem mudança por muito tempo, a não ser que se acomode. Pepe não aceitaria ser relegado depois de tantos anos, tendo ainda certo tempo de carreira já que com 34 anos times de alto calibre certamente o quereriam.

Pepe não entendeu e nem aceitou que profissionalmente se tornou dispensável para o esquema de Zidane – muito devido ao infortúnio de lesões – e isso acabou fazendo com que no último ano se distanciasse inclusive de seus companheiros, com exceção de Cristiano e Coentrão. 


É como se cada treinador tivesse um jogador que acaba sendo um pouco relegado (falamos disso por exemplo sobre Nacho e Mourinho aqui). Um starter regular pelo maior tempo de sua carreira, com a chegada de Zidane, não se acostumou com a ideia de que o técnico francês preferiu Varane e Nacho, o que fez com que Pepe apenas tivesse 18 aparições entre 2016 e 2017.

Apesar de perder seu papel de protagonista na zaga central do Madrid, Pepe provou que ainda está no rol dos melhores zagueiros europeus quando foi considerado o jogador mais consistente da Seleção de Portugal quando ganharam a EURO 2016 na França – sem Cristiano Ronaldo que acabou se lesionando e assistiu a final no banco de reservas, incentivando seus companheiros.

Pepe se diz orgulhoso​ dos anos que jogou pelo Real Madrid e que se doou de corpo e alma. “Termino meu tempo no Real Madrid dando o melhor que eu tinha para dar”. Sai do Real Madrid com os seguintes títulos:

I. Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2014 e 2016.
II. Liga dos Campeões da UEFA: 2013-14, 2015-16 e 2016-17.
III. Supercopa da UEFA: 2014.
IV. Campeonato Espanhol: 2007-08, 2011-12, 2016-17
V. Copa do Rei: 2010-11 e 2013-14.
VI. Supercopa de España: 2008 e 2012.
VII. Troféu Santiago Bernabéu: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015.
VIII. Troféu Teresa Herrera: 2013.

A equipe do Real Brasil BR deseja ao Pepe o melhor! Desejamos boa sorte em sua nova caminhada e agradecemos pelos 10 anos servindo ao melhor do mundo!

Hala Madrid!

Nenhum comentário